Aguarde...

Benvindos Ferreiras

Caracterização

Ferreiras é uma das quatro freguesias do concelho de Albufeira, encontrando-se localizada no chamado Litoral Algarvio, ocupando 2,227 ha dos 14,066 ha que constituem a área, situando-se a cerca de 5km da costa marítima concelhia.

Aqui localiza-se parte da Ribeira de Quarteira, que nasce a Norte, resultando da confluência da Ribeira de Algibre com a de Alte, desaguando em Quarteira. Refira-se que a Ribeira de Quarteira estende-se para Sul de Paderne, onde circunda o Castelo.

De acordo com os resultados dos censos realizados em 2011,  Ferreiras conta com 6 406 habitantes, sendo a sua densidade populacional de 318,2 hab/km².

Ferreiras foi a freguesia que mais cresceu na última década no concelho de Albufeira, sendo Ferreiras, Lagoas, Malhada Velha e Vale Serves os locais mais povoados.

Compõem a Freguesia os lugares de Ataboeira, Alpouvar, Alfarrobeiras, Assumadas, Canais, Cortezões, Cotovio, Ferreiras, Fontainha, Lagoas, Malhada Velha, Moinho do Cotovio, Moinho do Rosário, Mosqueira, Patã, , Pinhal, Poço Mariano, Ribeira de Albufeira, Texugueiras, Tomilhal, Torre de Mosqueira, Vale de Paraíso e Vale de Serves.

A freguesia de Ferreiras confronta com as freguesias de Albufeira e Olhos de Água, Guia e Paderne (Concelho de. Albufeira)  e com a freguesia de Boliqueime (Concelho de Loulé).

A Agricultura e o Artesanato constituíam as duas componentes mais importantes da economia local, apesar do Artesanato, de carácter mais familiar, aparecer sempre como atividade complementar à Agricultura. Actualmente, o sector agrícola encontra-se relegado para segundo plano, devido ao envelhecimento da população activa agrícola, o que faz com que a área explorada assuma uma expressão pouco relevante. No entanto, esta é uma região com grandes potencialidades agrícolas, favorecidas pela amenidade do clima, permitindo por isso o desenvolvimento das culturas de sequeiro (amendoeira, figueira, alfarrobeira e a oliveira); muitos destes solos estão incluídos na Reserva Agrícola Nacional e classificados pelo Serviço de Reconhecimento e Ordenamento Agrário.

Paralelamente, Ferreiras apresenta um crescimento significativo nos sectores secundário e terciário, com especial destaque para as indústrias. Porém, não foram as actividades agrícola e industrial que mais contribuíram para o desenvolvimento desta Freguesia, mas sim o Turismo e a Hotelaria, a par das vias de comunicação, que começaram a progredir na década de 60.

Hoje, pode dizer-se que o lugar de Ferreiras é uma das Freguesias do concelho de Albufeira, que por sinal é a segunda maior ao nível de número de residentes.



Compartilhar titulo produto